Preliminarmente, o cenário educacional catarinense vive um novo capítulo com a nomeação da Profa. Dra.Luciana Ceretta como Secretária de Estado da Educação.
Reconhecida por sua trajetória acadêmica e por sua “performance” comprometida com a qualidade do ensino, sua chegada à Pasta inspira confiança e entusiasmo entre os profissionais da educação, estudantes, gestores públicos e toda a sociedade civil. A educação catarinense, rica em diversidade regional, cultural e social, demanda uma liderança que compreenda sua complexidade e, entrementes, seja capaz de dialogar com as inovações e os reptos do presente.
Destarte, a nomeação da Profa. Dra. Luciana Ceretta representa aposta na competência técnica aliada à sensibilidade humana.
De outro vértice, a Profa. Luciana Ceretta construiu carreira sólida e respeitada no meio acadêmico. Doutora em Ciências da Saúde e com experiência na gestão universitária, destacou-se como reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), onde executou políticas de inclusão, inovação e fortalecimento do papel social da universidade.
Seu trabalho sempre esteve pautado pela escuta ativa, pelo planejamento estratégico participativo e pela valorização da ciência e da educação como instrumentos de transformação social. Sua visão de futuro e capacidade de articulação interinstitucional são características que certamente contribuirão para o fortalecimento da educação em todas as regiões do estado.
Outrossim, a Secretaria de Estado da Educação enfrenta, como em todo o país, uma série de desafios estruturais e pedagógicos. A defasagem de aprendizagem pós-pandemia, a valorização e formação continuada do corpo docente, a ampliação da infraestrutura escolar, a integração de tecnologias educacionais e o enfrentamento das disparidades regiões, são apenas alguns dos pontos que exigem atenção urgente e ação coordenada.
Ademais disso, cumpre continuar os esforços do Prof. Aristides Cimadon em prol de uma escola mais conectada com anseios da sociedade, que valorize a democracia e o corpo docente, promova oportunidades, ofereça condições reais para o pleno desenvolvimento de potencialidade; e, mormente, continuidade do Programa Universidade Gratuita, que foi formatado pelos dois educadores.
Vários fatores estimulam o otimismo, mormente, a sua liderança, que não se faz não apenas pelo conhecimento técnico, mas pela escuta empática, pelo diálogo aberto e pela firmeza ética com que conduz suas decisões.
Que a Profa. Dra. Luciana Ceretta possa contar com o apoio dos diversos segmentos da sociedade, desde os profissionais da educação até os pais, estudantes e gestores municipais. O fortalecimento do regime de colaboração entre o Estado de Santa Catarina e seus municípios, o investimento contínuo na formação dos educadores, a valorização da carreira docente e o protagonismo das comunidades escolares devem ser princípios norteadores de sua “performance”.
Saudar a nova Secretária consiste, acima de tudo, reafirmar o compromisso coletivo com educação democrática e transformadora. A sociedade catarinense, marcada por seu espírito trabalhador, criativo e solidário, precisa de uma educação à altura de seus sonhos e potencialidades.
Em suma, com esperança renovada que desejamos à Profa. Dra. Luciana Ceretta gestão profícua, corajosa e sensível, capaz de enfrentar os desafios do presente com responsabilidade e de construir, junto com todos os atores educacionais, um futuro mais justo e promissor para as crianças, adolescentes, jovens e adultos de Santa Catarina.
Prof. Dr. Adelcio Machado dos Santos - Jornalista (MT/SC 4155)
Recebe nossa publicações direto no seu email!