Julio Garcia destaca gestão pública e desenvolvimento regional durante palestra no Summit Cidades

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia, participou nesta semana do Summit Cidades, realizado no CentroSul, em Florianópolis. O parlamentar foi um dos palestrantes confirmados do evento, considerado um dos principais encontros voltados à gestão pública, inovação e desenvolvimento urbano do país.  


Deputado estadual em seu sétimo mandato e presidente da Assembleia Legislativa pela quarta vez, Julio Garcia compartilhou experiências acumuladas ao longo de décadas de atuação na vida pública catarinense. Durante sua participação, abordou temas relacionados à gestão pública, desenvolvimento regional, políticas sociais e à aproximação entre o poder público e a população.  

 

Um dos pontos destacados em sua trajetória é a criação da chamada Lei das Apaes, iniciativa que garantiu recursos permanentes para as entidades de Santa Catarina e se tornou referência nacional no atendimento às pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A legislação completa 20 anos em 2025 e segue beneficiando centenas de instituições em todo o estado.  


Na presidência da Alesc, Julio Garcia também tem defendido a interiorização do Parlamento por meio do programa Alesc Itinerante, que leva sessões legislativas e debates para diferentes regiões catarinenses. Segundo o parlamentar, a iniciativa tem contribuído para aproximar a Assembleia das demandas locais e ampliar a participação popular nas discussões legislativas.  

 

O Summit Cidades reúne gestores públicos, lideranças políticas, especialistas e representantes da iniciativa privada para discutir soluções voltadas ao desenvolvimento dos municípios, inovação na administração pública e planejamento urbano. A edição de 2026 acontece entre os dias 23 e 25 de junho, em Florianópolis.  

Foto: Impremsa